É comum que pessoas otimistas sejam valorizadas, afinal é naturalmente motivador estar ao lado de pessoas positivas. Por outro lado, os pessimistas chegam ao ponto de serem evitados por outros por conta do modo negativo e pouco empolgante de encarar o futuro, podendo ser uma companhia deprimente para muitos.
Qual dessas duas categorias lhe parece mais adequada? Bem, o otimista possui uma espécie de filtro mental onde processa acentuadamente as chances de algo dar certo e minimiza os riscos de não darem. Isso pode ser um problema, afinal ignorar ou minimizar riscos podem tornar a pessoa menos efetiva e engajada com o resultado final e aumentando o risco de fracasso. Diferentemente do otimista, o pessimista tende a ser excessivamente detalhista e cauteloso, deixando de correr riscos calculados que poderiam gerar resultados positivos. Além disso, ele também tem pouco apoio de outros, afinal as pessoas normalmente se distanciam de pessoas negativas.
Por fim podemos acrescentar o realista, que por sua vez tem plena consciência dos riscos, não age com displicência nem burocracia excessiva ao tomar decisões e não se apega desnecessariamente a cada detalhe futuro. Ele sempre tem um “plano b” caso as coisas não ocorram como o esperado e não se empolga fantasiosamente com as possiblidades de êxito.
Todas as três características possuem vantagens e desvantagens que podem ajudar ou prejudicar conforme o contexto, com uma ligeira vantagem, em minha opinião, para o realista, que reúne o equilíbrio entre o otimista e o pessimista. É natural que as pessoas ao longo da sua vida desenvolvam características diferentes em consequência do momento ou situação que se encontram, ainda que a personalidade de cada um tenha a sua característica dominante. E você, já concluiu em qual dessas melhor se encaixa?
Anderson Hernandes
Acredito que sou realista. E aprovo muito o equilíbrio em todas áreas da nossa vida. Porém pesquisando sobre o assunto percebi que, muitas pessoas acreditam que o ser realista na verdade é ser pessimista, Não concordo com essas opiniões, mas irei pesquisar mais sobre o assunto.