Como a tecnologia está transformando os negócios contábeis?
A nossa contabilidade hoje é fruto de um processo de transformação que se deu há anos.
Antes nós tínhamos uma realidade completamente diferente da realidade atual.
Muitos empreendedores contábeis atuais não conheceram essa realidade, por uma simples razão: isso aconteceu num tempo que muita gente ainda não atuava na contabilidade.
Os empreendedores que já têm mais tempo no mercado, como no meu caso que estou há mais de 20 anos no ramo, vivenciaram um processo de transformação em diferentes escalas.
Substituindo o papel
Mas neste processo de transformação inicial eu me lembro bem que nós apresentávamos resistência para aderir a novos formatos de realização do serviço contábil, novos formatos de atendimento ao fisco e a troca de informações com clientes.
A nossa realidade era baseada em papéis e tudo o que fazíamos era de forma manual, e esses papéis começaram a ser substituídos.
As declarações que nós entregávamos presencialmente em papel passaram a ser entregues em disquete.
O que, pra quem não sabe, era o equivalente a um “cartão de memória” porém com capacidade muito menor do que os cartões de hoje.
Nesse disquete inseríamos as informações do imposto de renda dos nossos clientes, tanto da pessoa física como jurídica, e isso era levado ao banco pessoalmente ou na Receita Federal, a entrega do disquete era protocolada e assim havia a garantia de recebimento.
E esse foi um dos primeiros processos de transformação, pois antes, tudo isso, que começou a ser entregue no disquete, era entregue por meio de papéis.
Depois que isso passou a ser entregue desta forma nós tivemos um novo processo de transformação: começamos a enviar as informações online.
Não era mais necessário ir presencialmente na receita. Os disquetes deixaram de fazer sentido e nós começamos a enviar isso de maneira online, que é o universo ao qual estamos familiarizados hoje.
É fácil entender que estamos vivenciando isso, mas, talvez não saiba que passamos por um universo completamente diferente no passado.
Qual o motivo para citar essa história de transformação para você?
Estou dizendo isso, pois quando deixamos de atender aos nossos trabalhos da forma como atendíamos antes passamos por um grande processo de adaptação, e este processo perdurou até que tivéssemos novas maneiras de executar os nossos serviços.
A nova era contábil
O que acontece é que muitas empresas contábeis ainda não se adaptaram a uma nova realidade.
A nova realidade onde nós temos uma presença de papéis muito menor ou em alguns casos até inexistente, por exemplo, não é mais necessário.
Ter um escritório cheio de papéis não é a característica de hoje.
Em muitos casos ainda há uma circulação de papéis, dependendo do formato do seu negócio contábil.
O que não pode acontecer é o empreendedor não conseguir se livrar deste processo de arquivar papéis na sua empresa.
Hoje podemos enxergar um processo que se torna cada vez mais constante nas empresas contábeis, algumas empresas estão no meio e outras já concluíram este processo, que é justamente dar fim nos papéis.
A importância da tecnologia
E para não fazer mais uso de papéis em uma empresa é preciso adotar algumas tecnologias, mudar procedimentos internos, modificar a forma como vê as coisas e até mesmo aspectos relacionados ao seu cliente.
Pois, da mesma forma que a empresa precisa se adaptar às mudanças o cliente também precisa se adaptar, e é necessário mudar o mindset da sua equipe.
Eu costumo dizer que a transformação deve começar na sua mente como empreendedor, se estende aos profissionais gestores e executores, para depois ir para o cliente.
Não adianta tentar pregar uma realidade para que seu cliente se adapte se o próprio empreendedor e seu time não se adaptou a essa nova realidade.
Na nova realidade do mercado contábil trabalhamos com ferramentas eliminando o uso de papéis, trazendo muito mais resultados e uma produtividade muito maior.
E como conseguir fazer este processo de transformação na sua empresa contábil?
Nós disponibilizamos em nossos meios uma extensa variedade de materiais que podem te ajudar com este processo de transformação na sua empresa contábil e como se ajustar a essa nova realidade.