Quanto tempo um negócio contábil leva até obter sucesso?
Um empreendedor, quando monta uma empresa, no menor tempo possível quer colher os frutos, quer ver logo seus resultados do seu negócio .
E o que gera resultados basicamente se refere a aquisição de clientes. Assim, se você não tem bons resultados no seu negócio ou não consegue tracionar a aquisição de clientes ou de novos clientes, precisamos conversar.
Não tem resultados expressivos?
Não consegue impulsionar o aumento de clientes?
Acompanhe-me nessa reflexão: nela ofereço informações de como pode resolver esse problema.
Uma empresa contábil não é diferente de uma empresa que atua em qualquer outro segmento, mas ela tem algumas particularidades.
Ela é uma prestação de serviços profissionais e envolve, também,a questão do serviço de recorrência.
Normalmente quando você conquista um cliente contábil ele permanecerá na sua base por vários meses ou anos, e dessa forma este cliente se torna uma recorrência.
Diferente de quando alguém monta uma loja onde o cliente entra e sai ele pode comprar várias vezes ou uma única vez, em alguma medida isso pode ocorrer com um cliente contábil, mas a prestação de serviço como a contabilidade possui sua particularidade.
E dentro da contabilidade o tracionamento da entrada de clientes pode ser um pouco demorado e em consequência disso muitos entendem que esta demorando muito para o retorno acontecer.
É preciso ter claro que um negócio contábil pode levar um tempo para crescer como qualquer outro.
Você provavelmente não está cometendo grandes erros, mesmo que esteja demorando um pouco para construir uma carteira de clientes.
Pode levar até mesmo um ano para que consiga montar uma carteira significativa de clientes por exemplo, e não há como determinar um número porque isso vai depender do tamanho de cada um dos clientes.
Não estranhe, caso a conquista dos seus clientes leve algum tempo, isso porque irá depender do que está fazendo em relação ao seu marketing pode levar de fato mais tempo.
É preciso levar em consideração também:
- Onde montou o seu escritório contábil ( cidade e região);
- Que tipos de empresas vai atender;
- Que tipo de estratégia utilizou para divulgar o seu trabalho, que é o seu marketing contábil;
- E também quais as habilidades que tem na entrega do seu trabalho.
Talvez você esteja começando o seu escritório e não tenha ainda uma experiência significativa sob o ponto de vista da operação em si do escritório, somente o tempo pode ajudar para que você melhore e adquira mais experiência.
Então talvez a demora para tracionar o seu escritório pode ajudar na aquisição de experiência.
Quanto tempo devo esperar por resultados?
Qual o limite de tempo de espera?
Para entender isso não basta considerar sua “abertura de portas”, aluguel de uma sala, cartão de visitas, pois se ficar sentado esperando os clientes chegarem em você o retorno não virá nunca.
Para pensar em análise de resultados deve considerar o momento em que você abriu o seu escritório e efetivamente e fez atividades relacionadas ao marketing contábil.
Vale a pena lembrar que: impulsionar o crescimento de um negócio através de marketing é preciso muito mais que uma única ação.
Considero um tempo razoável o prazo de um ano.
Se depois de um ano você não conseguiu tracionar a quantidade de clientes que gostaria, deve considerar que :
- Ou o escritório está mostrando realmente que pode não dar certo, o que não é incomum, pois, as pequenas empresas no Brasil morrem mais rapidamente, e os resultados das empresas contábeis são bem diferentes na maioria das análises em relação às demais empresas de um modo geral.
- Ou você precisa repensar tudo o que você fez. Será necessário avaliar que tipo de estratégia utilizou.
É claro que não deve esperar um ano para começar a avaliar que está errando na sua estratégia: é preciso perceber muito antes disso.
Quando me refiro a um ano é o tempo que terá para testar diferentes situações e validar possibilidades diferentes de fazer o seu marketing contábil para ter resultados.
Você não pode se esquecer que quando tem orientação sobre um processo de aquisição de clientes, através de estratégia de marketing, amplia seus horizontes.
Na Tactus, por exemplo, treinamos muitos empreendedores contábeis todos os anos.
Quando um empreendedor opta por um de nossos programas presenciais e vem até a nossa sede, eu consigo analisar o que está acontecendo na empresa dele, como ele está agindo, onde ele está errando , o que precisa ser feito, entre outros aspectos.
Eu consigo dar uma orientação muito específica que ajuda ao empreendedor para que ele tenha um norte do que tem que ser feito.
Eu posso dizer a você, com toda convicção, que antes de qualquer ação que pretenda na sua empresa contábil, para que ela tenha uma boa aquisição de clientes, você deve primeiro passar por um programa de marketing contábil.
Este tipo de programa trará base para que você tome as suas decisões neste sentido.
Mesmo que pessoalmente você tenha aqui na Tactus uma vantagem – mais atenção, disponibilidade para tirar dúvidas, contato direto com o nosso time -, um de nossos cursos online pode te ajudar muito.
Porque é preciso ter inicialmente a orientação de marketing para que possa começar. Você pode até mesmo procurar outro tipo de curso de marketing e aplicar no mercado contábil, isso vai te ajudar.
Todavia, o nosso diferencial é que nossos cursos mostram o marketing aplicado na contabilidade.
As dificuldades que o empreendedor enfrenta hoje eu já enfrentei no passado, há vinte anos atrás quando comecei o meu escritório, numa outra realidade e posso ajudar neste sentido.
Naquela época eu ia de porta em porta oferecer o meu serviço de contabilidade e hoje isso não existe mais.
Se você imagina que é assim ainda que vendemos contabilidade você precisa parar e se atualizar.
Não espere um resultado muito rápido da sua empresa contábil.
Por exemplo, com 3 meses de escritório você não vai começar a ter retorno e isso já te leva a entender que será necessário suporte financeiro para que se mantenha nos primeiros meses.
Montar um escritório acreditando que logo no início ele pode sustentar a sua vida pessoal é um grande engano que pode te prejudicar, portanto,leve em consideração esta realidade .
Busque orientação e aprenda a como fazer.
Entenda o que outras empresas contábeis fazem, analise como está atuando quem tem sucesso neste mercado, crie um bom networking e troque informações.
Faça algum tipo de treinamento e busque orientação.
Se não tiver condições de investir em formação acesse o meu livro marketing contábil 2.0 de forma gratuita. Ele pode trazer alguns insights para você.
Mas: é preciso buscar por orientação.
E paralelamente, conforme for testando o que você faz, deve validar o que traz mais resultados e trabalhando mais esses aspectos.
Com o tempo seus clientes vão chegar.
Algumas empresas logo no início tem uma aquisição de clientes considerável e atingem uma boa carteira muito rápido e outras empresas levam um tempo muito maior.
O tempo de maturação na aquisição de clientes tem haver com vários fatores como:
- Capacidade de investimento;
- Capacidade de conhecimento em estratégia de marketing;
- Capacidade de operação de atendimento.
Além destes existem outros fatores.
Não olhe para a “grama do vizinho” achando que ela é mais verde que a sua, avalie se você ainda está num estágio anterior de crescimento.
Todo tipo de evolução acontece a partir de um processo de aprendizagem.
Eu tenho muito conteúdo que pode ajudá-lo a aprender.
Acompanhe meus conteúdos, faça nossos cursos online e participe das nossas imersões: existe muita informação que vai te ajudar em todo o seu processo.
Se conseguir reunir toda esta informação e aplicar no seu negócio com certeza terá bons resultados.