Anderson Hernandes Site Contábil e Geração de Tráfego

SEO PARA SITE DE CONTABILIDADE O GUIA DEFINITIVO

Nos últimos anos o mercado contábil sofreu uma grande mudança e começou a se arriscar na internet com a venda de serviços contábeis com a produção de conteúdo em sites de contabilidade para ter resultados.

Essa é uma técnica de marketing na contabilidade que pode trazer muito retorno se for trabalhada da maneira correta.

Ao optar por usar a internet como estratégia a grande maioria dos empreendedores contábeis acaba se deparando com uma dificuldade que é: Criar um site e colocá-lo nas melhores posições de resultados de pesquisas do Google.

Para ajudar você nessa estratégia agora você terá acesso a um guia definitivo de SEO para site de escritório de contabilidade.

O que é SEO?

SEO é em inglês Search Engine Optimization, a tradução literal do termo significa: Otimização para mecanismos de busca, ela aplicada ao mercado de contabilidade basicamente reúne técnicas para que seja possível a otimização de blogs, páginas na web e sites.

Porque buscamos essa otimização?

A otimização permite que a sua empresa alcance rankings orgânicos importantes, criando autoridade e gerando tráfego para o seu site.

Quando uma empresa alcança um bom posicionamento orgânico ela atrai mais tráfego para o seu endereço, facilitando a captação de leads e a conversão de clientes contábeis.

  • Como fazer o seu site de contabilidade desde a sua criação?
  • Como impulsionar o seu crescimento orgânico do site obtendo bons resultados?

Muitos empreendedores contábeis estão acostumados com outro formato de prospecção de clientes e tratando-se de site não sabem nem por onde começar.

Neste guia de SEO para Site de Contábil vamos abordar e dar dicas práticas sobre os pontos essenciais a considerar para obter um bom resultado na estratégia online, inclusive como atrair clientes gratuitamente o seu negócio digital.

Tráfego orgânico vs tráfego pago

Nas técnicas de SEO não é preciso um grande investimento como necessitam os anúncios pagos.

Numa estratégia de SEO é mais importante é ter um profissional para trabalhar no seu site e tempo disponível do que dinheiro para levar as pessoas ao site contábil.

SEO Site de Contabilidade
Exemplo de posicionamento orgânico no Google

Não é preciso investir constantemente capital no posicionamento orgânico pois é possível ter um resultado de forma crescente e exponencial investindo em conteúdo e estratégias de SEO.

Primeiro é preciso avaliar o conhecimento e aplicá-lo, existem muitos conteúdos disponíveis assim como este para te ajudar.

Grandes autoridades na área de SEO prezam por construir uma boa estratégia e executá-la de maneira ordenada.

O objetivo de aplicar as estratégias de SEO é chegar onde os mecanismos de busca como Bing, Yahoo e principalmente o Google tenham preferência pelas suas páginas, posicionando seus resultados no topo quando fazem a busca de uma palavra chave.

Por isso a importância de dedicar atenção ao seu site contábil e fazer a sua estratégia de marketing para que o seu conteúdo tenha sempre um bom posicionamento no momento da busca orgânica.

Para quem está começando o SEO para site de contabilidade é uma estratégia muito boa pois não é preciso investir muito recurso financeiro, requer apenas desenvolvimento de conteúdo nas suas páginas e blog de maneira adequada.

Tráfego Google Contabilidade
Tráfego Pago no Google para termo de contabilidade

Quando a sua marca aparece em várias buscas as pessoas começam a conhecer mais o seu negócio e a entender um pouco mais sobre o seu serviço de contabilidade gerando assim um bom retorno.

É preciso entender que esse é um negócio 24h as pessoas não param de buscar na internet organicamente enquanto o anúncio é preciso sempre investir para aparecer nos topos da busca.

Isso ocorre porque você paga por cada clique que recebe para seu site quando investe no Google Ads.

No SEO você constrói a sua estratégia ao longo do tempo e dentro de alguns meses, depois de um bom trabalho começa a ter um resultado extremamente bom.

A longevidade dos resultados é um grande diferencial da estratégia tráfego orgânico para a de anúncio pago e se você fizer uma junção das duas estratégias seus resultados com seu site de contabilidade serão ainda mais potencializados.

O resultado demora para acontecer?

O tráfego orgânico demora um pouco mais para trazer retorno, mas em contrapartida leva muito mais um tempo para deixar de gerar resultados para a empresa contábil enquanto o anúncio vai durar pelo tempo que você estiver pagando ele.

Muitas empresas contábeis estão investindo muito mais em SEO e se o seu concorrente não está logo vai começar em busca de colocar o site na primeira página do Google.

Pense que é preciso começar antes deles pois o SEO demanda tempo para trazer resultados, o quanto antes você começar a construir a sua estratégia antes começará a obter resultados a otimização do seu site é o que vai trazer resultados para você no futuro.

O gráfico a seguir é um exemplo da variação de uma palavra-chave específica dentre mais de 500 que monitoro:

analise de seo contabilidade
Resultado de Monitoramento de SEO na Contabilidade

Não há como determinar um tempo específico para obter resultados, caso se depare com uma oferta de alguém dizendo que vai posicionar o seu site da noite pro dia você pode desconfiar, isso até pode acontecer, mas não há garantia.

Em nossas estratégias apresentadas na imersão de marketing na contabilidade nós temos identificado resultados consideráveis a partir de seis meses de trabalho efetivo.

Se a sua empresa já tiver um site contábil de boa qualidade o Google vai enxergar como fator de autoridade e ranqueamento e isso torna mais fácil o seu posicionamento. Atrelando ao desenvolvendo de um bom conteúdo mesmo que o site não tenha uma autoridade significativa é possível melhorar o posicionamento.

Vamos para as dicas práticas no seu guia definitivo:

Produção de conteúdo e palavra-chave

Antigamente era fácil se posicionar com conteúdo no mercado, isso porque bastava publicar um artigo curto de 500/600 palavras com muitas palavras chave nele e pronto e seu lugar ao sol estava mais próximo que nunca.

Mas com a chegada da inteligência artificial esse cenário mudou, e hoje contamos com algoritmos do Google avançados analisando cada conteúdo e seu contexto geral.

Então atente-se a criação dos seus conteúdos e priorize a qualidade deles.

Qual o tamanho ideal para o meu conteúdo?

Com um conteúdo de 1500 ou mais palavras é possível ter melhores condições de se posicionar.

Tente sempre optar por artigos mais completos e com mais conteúdo, é uma estratégia mais interessante do que a produção de muitos artigos de apenas 300 palavras por exemplo.

Quanto maior for a qualidade do seu texto melhor tende a ser o seu resultado.

Essas práticas não limitam apenas a produção de conteúdo, um site contábil ou um blog é composto por mais que isso.

O que considerar na criação de conteúdo?

Prever uma estrutura de texto é muito importante, ela vai guiar você ou seu redator na produção de conteúdo como um briefing, lembrando sempre de procurar entregar um conteúdo denso e completo.

Seu texto deve ser composto sempre por introdução, corpo e conclusão, e quanto melhor a sua introdução mais vai instigar a leitura das pessoas para que fiquem até o final, esse é o momento de captura do seu leitor então deve ser bem trabalhado.

Para o desenvolvimento do texto opte sempre por pequenos parágrafos acompanhando o modelo dos Best Sellers mundiais.

Hoje as pessoas querem a informação de forma mais leve, o modelo de texto de jornal com parágrafos muito extensos não atrai a maioria dos leitores.

Parágrafos pequenos tornam mais leve a sua leitura.

O que é importante dentro do meu conteúdo para um bom posicionamento?

É indispensável saber como empregar corretamente as palavras-chave.

Com elas é possível entender a linguagem do seu usuário, do seu público alvo, e atrair tráfego mais qualificado.

É possível também guiar sua produção de conteúdos e otimizar o seu site.

As palavras-chave otimizam o seu site e atraem mais visitas com tráfego qualificado aumentando a chance de conversão.

Ao pensar na sua palavra-chave considere como as pessoas vão inserir essa palavra na busca, muitas vezes utilizar sinônimo de um termo já traz um número muito maior de acessos para o seu site.

Nunca esqueça da importância de planejar e analisar quais as suas palavras chave, isso porque de nada vale que produza um conteúdo de altíssima qualidade se ninguém está buscando-o no mercado.

Como encontrar a palavra-chave ideal?

Não se desespere é possível utilizar ferramentas para isso.

Muitas delas ajudam o empreendedor a construir um planejamento de palavra-chave mais eficaz.

Com essas ferramentas o empreendedor pode entender o que seu público de fato está procurando e elaborar uma lista de temas relevantes que incluem a sua palavra-chave encontrando os termos que são mais relevantes em relação ao seu serviço contábil.

O Google disponibiliza o planejador de palavras-chaves.

Quanto mais específica for a colocação de suas palavras chave melhor serão os seus resultados, por exemplo:

Existem também palavras chaves sazonais, que se intensificam em épocas específicas como imposto de renda pessoa física, fechamento de balanço patrimonial, entre outras. As ferramentas mostram um gráfico com o volume de busca de cada mês, o que é muito importante também.

Como ter boas ideias para minha palavra chave?

Isso também pode ser feito por ferramentas como o Planejador de Palavras Chaves do Google, que traz uma lista de sugestões:

Keyword Planner
Ferramenta Keyword Planner

Procure sempre usar uma palavra chave que tem volume de buscas e que não tenha concorrência muito alta.

E na construção do seu conteúdo essa palavra pode ser priorizada

volume de palavras chaves
volume de palavras chaves

As palavras-chave que você vai inserir no seu conteúdo devem ser muito bem pensadas, antes de inseri-las procure considerar o que as pessoas estão buscando.

Quanto maior e mais exata for a estratégia de palavras-chave melhores serão seus resultados finais e de conversão.

Quanto mais específica for aplicação das palavras-chave mais a sua marca vai ser vista.

Para conseguir colocar os clientes dentro do seu funil de vendas é preciso que muitas pessoas busquem pela sua palavra chave, desse modo é mais fácil aplicar as estratégias de conversão.

Onde colocar a sua palavra chave dentro do seu conteúdo?

A sua palavra chave será inserida dentro do seu blog ou da página do seu site contábil.

Podemos repetir essas palavras algumas vezes lembrando sempre do equilíbrio e coerência.

Antes era comum encontrar conteúdos que não eram tão bons lotados de palavras-chave para um bom posicionamento, hoje isso não é mais possível pois o Google tem algoritmos que identificam essas palavras.

Pense em inserir essas palavras de forma natural no texto, se o seu leitor sentir que está forçado isso não trará um bom retorno a você.

Muitas pessoas não têm tanta facilidade para escrever, já outras para produzir vídeos, mas isso não é um problema.

Com um bom conteúdo em vídeo por exemplo é possível criar um artigo e vice-versa.

Você pode reutilizar o seu conteúdo e também atualizar os que você já produziu.

Isso servirá para diversificar o seu conteúdo e ainda pode ajudá-lo a reaproveitar conteúdos que já existem, entregando-os de outra maneira.

Esse artigo é um dos diversos artigos em nosso site contábil que possui um vídeo incorporado:

Artigo baseado em vídeo
Artigo baseado em vídeo

Tudo o que produzir deve entregar valor para o seu público, e é muito bom diversificar o tipo de conteúdo que oferece.

Produzindo bons conteúdos, sejam eles em qualquer formato você garante:

  • Aumento de autoridade do seu site contábil
  • Bom relacionamento com a sua audiência
  • Visibilidade dentro do seu mercado de atuação
  • Geração de interesse e muito mais.

Quanto mais conteúdo de qualidade entregar com suas estratégias de marketing contábil para o seu público maior será a confiança deles em você.

Entregue sempre um conteúdo focado com o melhor valor possível, satisfaça o usuário e dê soluções práticas e ele.

Títulos

Preste atenção no título dos seus conteúdos, em SEO é possível ter dois títulos para o mesmo conteúdo, aplicando um no Google e outro nas redes sociais.

Titulo e meta descrição
titulo e meta descrição

O título do Google tende a ser mais otimizado, com uma palavra chave no início e com outros caracteres. E o da rede social deve ser um título mais chamativo para atrair mais atenção do público.

Links

Contar com links internos e externos também fará a diferença.

Você pode colocar links dentro do seu site para um outro artigo que aborde o mesmo tema ou contar com os links externos.

Os links externos são também chamados de backlinks.

Muita gente não gosta e não é adepta pois acredita que vai tirar o lead do site, mas não é bem assim, links externos para sites importantes criam uma credibilidade maior para o que você está dizendo.

Para conseguir backlinks faça parcerias com profissionais que tenham autoridade no mercado, criando sub-nichos para produzir os seus conteúdos que se encaixem no tema do seu parceiro.

Lembrando sempre de entregar um texto que ajude o leitor a resolver o seu problema.

Os links trazem muita credibilidade para quem está começando e não tem o seu trabalho muito difundido.

Não esqueça de sempre criar links do seu conteúdo para outro no seu site, depois da conclusão.

Imagens

Num conteúdo as imagens ajudam no escaneamento do texto e facilitam a compreensão.

É aconselhável que as imagens sejam leves para que elas não deixem o seu site lento.

Coloque imagens com descrição sendo possível usar a palavra-chave nela.

Observe na imagem que o Google indexa também as imagens:

pesquisa com imagens seo
Pesquisa com imagens e a importância do SEO

Sempre dê nomes às imagens, isso ajuda ao Google identificar que a imagem que seu site está apresentando se refere ao assunto.

E no momento da busca dessa palavra no Google você posiciona em imagens também.

Análise de pesquisa

Depois da palavra-chave o próximo passo é analisar a pesquisa que fez sobre o resultado de posicionamentos.

Na produção de conteúdo não esqueça de analisar também quem está ranqueando e como está fazendo isso, para que tenha base e sua empresa produza um conteúdo ainda melhor.

Para isso você pode utilizar como ferramenta o SEMRush.

Claro que não podemos copiar nenhum conteúdo, mas usá-los como inspiração não há problema algum.

Analisando a pesquisa é possível definir também sua estrutura de texto, que vai desde a definição da palavra principal, as buscas e se ela posiciona no Featured Snippet do Google que é a posição zero.

O que é o Featured Snippet?

Basicamente é a resposta para as pesquisas que as pessoas fazem no Google. Ele posiciona quando o Google entende que de tudo que há na internet sobre aquele assunto aquela é a melhor resposta/definição, também conhecido como posição 0 por ser a primeira informação em destaque que aparece depois de uma pesquisa.

O Snippet não exige que você esteja em primeiro lugar no ranqueamento para aparecer nele, se o seu conteúdo for bom de verdade ele ficará em destaque.

O título do seu conteúdo é fundamental para que na sua análise os seus esforços tragam resultados.

Dicas para fazer uma postagem ideal

Para isso se atente também a todos os detalhes da sua postagem, desde o seu título, conteúdo e a sua meta descrição.

O título é o que as pessoas enxergam de fato quando fazem a busca no Google usando o navegador, e a meta descrição contém vários caracteres.

O seu título deve conter sempre a palavra-chave, ser claro e concisos e sua descrição deve explicar o que esse conteúdo vai efetivamente entregar.

Seus títulos devem se integrar com a sua palavra-chave sem que percam o sentido e ela deve ser detalhada e instigar o seu lead.

Escolha da URL do conteúdo

A URL é o que as pessoas vão utilizar para acessar o seu site.

E para que o Google identifique que o seu site está falando sobre determinado assunto a sua palavra chave é fundamental.

Utilize URLs curtas, quanto menor o número de palavras melhor será visto a sua URL.

Nunca utilize caracteres incomuns, eles também dificultam o entendimento do Google.

Como fazer um site de contabilidade

Na construção do seu site o WordPress pode ser muito útil, ele é uma ferramenta livre e aberta de gestão de conteúdo para internet, é uma ferramenta fácil para construção de sites e blogs.

Site Contábil
Novo projeto de site contábil

Dentro dele existem plugins de SEO bastante úteis também ajudam identificar no seu texto as melhores práticas, analisando a quantidade de palavra-chave.

Vai analisar o seu texto fornecendo um relatório de SEO para seu site contábil bem interessante.

Tecnologia do site

Outro fator importante é a tecnologia e arquitetura do seu site, além da hospedagem que permitirão melhor velocidade.

Caso você já tenha um site em uso é importante procurar uma empresa especializada em site de contabilidade para não perder tudo o que já construiu, pois, cometendo algum erro nesse aspecto o Google pode não enxergar mais o seu site.

Segurança do site

Invasões de hackers não se restringem mais aos filmes de ficção e se tornaram um problema para a privacidade e segurança das pessoas.

Os negócios contábeis com porte menor acabam ficando mais vulneráveis a essas invasões pois o seu sistema de segurança não é tão efetivo como o de grandes empresas.

Já fazem alguns anos que o Google está utilizando como fator de ranqueamento o nível de segurança dos sites.

Os sites com o certificado de segurança HTTPS se saem melhor do que sites que tem apenas o HTTP.

O certificado de segurança é indispensável e dentro do seu próprio serviço de hospedagem o seu desenvolvedor web deve te dar esse suporte e colocar o certificado no seu site.

Quando um possível cliente entra num site e ele não tem certificado a navegação não é segura a pessoa não se sente segura também e traz um reflexo ruim do site.

Plugins do site contábil

Falamos que o site em WordPress permite que você tenha acesso a plugins que executam muitas funções importantes para o bom funcionamento dele.

Área de Plugins no WordPress
Área de Plugins no WordPress

Mas muito cuidado com os plugins, eles podem te ajudar, mas em quantidade muito grande podem atrapalhar também na velocidade do seu carregamento.

Pode ser que precise de um desenvolvedor web especializado e sites contábeis para te ajudar.

Ferramentas para sites

Conte sempre com ferramentas, elas podem possibilitar que veja exatamente o que está sendo no seu site.

O próprio Google fornece várias ferramentas de análise para o seu site.

Para que tudo ocorra de forma adequada o site precisa estar conectado ao conjunto de ferramentas do Google.

Se identificar que o problema é o servidor, pois não tem tanta estrutura, é importante pensar em mudar para um servidor mesmo que mais caro que dê um suporte melhor as suas necessidades.

Compatibilidade do site contábil

Qual a importância da compatibilidade do seu site de contabilidade?

Dentro do seu site é importante avaliar a compatibilidade dele com dispositivos móveis.

Essa análise é fundamental pois como já falado nesse guia, hoje o mundo está focado no celular o que nos desktops.

O seu site mobile precisa ser bom e exequível no celular, quanto mais rápido for o carregamento melhor o Google vai identificar o seu site.

Mobile First

O uso das estratégias de SEO para sites de contabilidade vem mudando com o tempo também, há alguns anos às o Google achava muito mais relevante a busca de palavras feita através do desktop, hoje isso mudou.

Com a invasão dos smartphones que ocorreu nos últimos anos o Google as pesquisas mobile, pelo celular, acabaram se tornando muito maiores em algumas regiões comparadas às efetuadas em desktop.

SERP mobile x desktop
SERP mobile x desktop

Mesmo que no celular a pesquisa seja um pouco mais dificultosa, considerando o tamanho dos botões e etc. o smartphone ainda lidera porque está literalmente “à mão” das pessoas.

Considerando este cenário, no momento da escolha de palavras-chave para desktop e para mobile há uma diferença e é preciso saber otimizar essas palavras para a busca.

A pesquisa através de voz também está sendo bastante utilizada em países como os EUA e está chegando no Brasil a cada dia. Neste tipo de pesquisa geralmente as pessoas falam mais palavras e são mais específicas.

Isso envolve os tipos de palavra-chave: Cauda curta e Cauda longa.

Os termos de cauda curta é a palavra-chave mais curta e tem um volume de busca muito maior. Pelo fato dela ser mais curta as pessoas acabam buscando com maior frequência.

Já os termos de Cauda Longa é um tipo de busca mais exata e é possível que a pessoa descreva melhor o que está procurando.

No uso de palavras chave mais longas é preciso que o seu conteúdo seja mais abrangente.

Quantos mais tópicos abrangerem a sua palavra-chave mais detalhada deverá ser o seu conteúdo.

Depois disso o próximo passo é analisar a pesquisa que fez sobre o resultado de posicionamentos.

Aceleradores para dispositivos Mobiles

Considere também usar aceleradores para a suas páginas, o próprio Google dispõem de programas que podem fazer isso como o accelerator mobile.

Dentro do próprio WordPress é possível instalar plugins que abrem instantaneamente a página.

Isso ajuda muito com as visitas, ao clicar no seu site a pessoa tem mais agilidade tanto na leitura quanto na compra de produtos.

Como exibir corretamente meu conteúdo no site?

Ao criar um conteúdo completo preocupe-se também como ele vai aparecer no seu site, não adianta dispor de um conteúdo extraordinário se as pessoas não conseguem ler direito porque ele não carrega ou coisa assim.

Site para Empresas de Contabilidade

Ao montar o seu conteúdo tome cuidado com o tamanho das imagens que vai inserir se elas forem grandes demais podem prejudicar a navegação do seu lead.

Referências de grandes sites e autoridades também trarão mais credibilidade ao seu conteúdo.

Autoridade da sua Marca Contábil

A autoridade é como as pessoas enxergam o seu site e de como o Google enxerga o site, sobre a quantidade de buscas que o seu site tem e sobre a sua marca.

O que mais traz retorno para sua autoridade são as menções de marca e a brand awareness.

O que é brand awareness? Na sua tradução literal ela é a consciência de marca. O quanto a sua marca está associada ao seu produto e quão as pessoas a reconhecem.

Quando uma marca é muito reconhecida, tem muitas buscas pelo seu nome e pode fazer qualquer tipo de conteúdo que vai atingir posicionamento. Ela é considerada como autoridade.

Outra forma de aumentar a autoridade é através de menções a marcas e pessoas, com a intenção de que elas coloquem seu serviço contábil e o nome da sua marca junto a delas.

Backlinks

Os backlinks também ajudam a criar a sua autoridade, uma autoridade vincular algo ao seu nome é importante demais.

Preze sempre qualidade ao invés de quantidade nos backlinks, não adianta um site criar links para o seu na publicação dele e ele ser um site malvisto.

Quanto maior a autoridade do site que fizer um link para o seu site melhor será o seu resultado.

Como dissemos acima os backlinks são primordiais ainda para trabalhar bem no SEO.

Essas indicações não são fáceis de conseguir pois pode estar concorrendo com o nicho de uma pessoa de autoridade.

Qual a solução?

A solução mais inteligente é criar nichos secundários e criar parcerias com pessoas que tenham autoridade.

Para encontrar um nicho secundário existem ferramentas como o Planejador de Palavras Chaves que te fornecem palavras-chaves relacionadas a um mesmo tema.

Existem várias estratégias para criar parcerias estratégicas que são muito interessantes.

Conclusão

Depois de todo esse conteúdo você deve estar imaginando quão complexo ter sucesso em SEO para site de contabilidade.

Eu costumo dizer que marketing na contabilidade não é qualquer um que faz.

Mas você pode avançar nisso e vou deixar algumas ajudas práticas para conquistar isso:

Curso de marketing contábil

Se você está em uma fase inicial comece participando da Comunidade de Marketing Contábil.

Ele vai te mostrar de forma prática como fazer suas postagens e ter um site que tenha bons resultados.

Se você quer avançar seus conhecimentos de marketing na contabilidade desde as estratégias mais simples às mais complexas você precisa ir além.

Na minha imersão de marketing contábil e departamento comercial você vai aprender a ter resultados.

Durante dois intensos dias você terá um conteúdo completo e presencial na nossa sede para aumentar seus resultados e tirar todas as suas dúvidas diretamente comigo e nosso time profissional.

Site para Escritório de Contabilidade

Você também pode ter um site para escritório de contabilidade preparado para conversão de clientes, visite a nossa página e solicite sua proposta de serviços de agência de marketing contábil.

Você terá um projeto analisado pelos nossos profissionais especializados e validado pessoalmente por mim adequando as premissas de conversão de clientes conforme descrito nesse guia.

Em 2010 eu publiquei o meu primeiro livro de Marketing Contábil e desde então não parei mais de vivenciar isso todos os dias, quer na minha empresa contábil, quer com meus alunos.

Invista na sua estratégia de SEO para Site de Contabilidade contando com a minha ajuda pessoal e colha os frutos no seu site.

Anderson Hernandes

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Renato Lopes
5 anos atrás

Muito top Anderson!!!
Realmente é Trabalho pra Valer.

Grande Abraço!

Desejo muito sucesso!!!

AH Anderson Hernandes Contabilidade Tactus

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