Todo empreendedor tem dúvidas no início da sua empresa, isso é muito comum!
E neste conteúdo vamos esclarecer algumas das dúvidas principais que surgem no início de uma empresa.
Planejamento
A primeira dúvida é: quantas empresas um profissional consegue atender sozinho?
Quem começa uma empresa contábil na maioria das vezes começa sozinho e muitas vezes não tem a disponibilidade de começar com uma equipe.
Não há como validar exatamente quantas empresas você consegue atender sozinho, se você fizer todo o processo.
O que posso dizer com certeza é que você consegue ajustar os seus processos para ser mais produtivo.
Mas, quem trabalha sozinho tem uma produtividade completamente diferente de quem monta uma equipe.
![A produtividade é menor para quem inicia sozinho](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2019/10/pessoal-trabalhando-sozinha-1.jpg)
Quando você monta uma equipe, imaginando uma equipe mínima, uma pessoa para atender a parte contábil, outra para atender a parte fiscal e outra para atender ao departamento pessoal, você consegue montar um processo onde tira o melhor de cada pessoa.
A depender da sua equipe você consegue atender a muitas dezenas de empresas, do Simples Nacional, atuando assim.
Quando você está sozinho você tem que atender a tudo, faz o processo fiscal da empresa, a parte contábil e também a parte de departamento pessoal, além disso, você tem uma série de tarefas “não operacionais”.
Dentre essas tarefas está a venda do seu serviço contábil, o suporte para o seu cliente, a gestão financeira do seu escritório, processo de cobrança, envio e recebimento de documentos, muitas vezes fará visita aos clientes e também vai receber o seu cliente na sua sede para tratar de negócios e assim por diante.
Ou seja, você como dono do seu negócio tem uma série de tarefas e fazendo tudo sozinho acaba perdendo a sua produtividade.
Qual a recomendação neste caso?
Ao começar sozinho você precisa criar um fluxo para validar a quantidade de empresas que você consegue entregar o processo completo.
E conforme você conseguir alavancar o seu negócio contábil contrate alguém para ajudá-lo neste processo.
E ao contratar você deve priorizar um profissional que te atenda nas áreas que têm maior dificuldade, tirando da sua responsabilidade a parte que te toma mais tempo ou a qual o seu serviço é mais moroso.
E a medida que sua empresa cresce precisa formar o seu time, visando ter ao menos uma pessoa em cada área operacional.
Um número bom para conquistar nessa fase inicial é o de 10 pessoas na sua operação, isso porque com 10 pessoas é possível deixar ao menos duas pessoas em cada área, terá pessoas suficientes para te trazer mais liberdade.
![Haverá maiores oportunidades com uma equipe bem treinada](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2019/10/operacional.jpg)
Mas para ter uma equipe deste tamanho você precisa alavancar a sua aquisição de clientes.
Pode ser que leve um tempo para chegar a essa marca de 10 colaboradores, até 02 anos, e não há problemas, desde que continue o processo contínuo de crescimento da sua empresa contínuo.
Não pare no tempo. Se fizer isso vai retroceder todo o seu sucesso.
Modelo de negócio
A segunda dúvida comum que recebemos é: que tipo de modelo de negócio é o ideal para a minha empresa?
O empreendedor precisa decidir a partir de diferentes modelos que temos mas basicamente você terá dois tipos.
Terá um negócio tradicional, que atende o seu cliente de forma tradicional, porém, com ferramentas digitais, pois não é mais possível atender a um cliente sem ferramentas digitais, uma vez que começaria o seu negócio contábil perdendo espaço para outras empresas.
![](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2019/10/modelo-de-negocio.jpg)
Olhando para o negócio contábil da Tactus, nós não atendemos nossos clientes presencialmente.
Desde a negociação até toda a entrega do nosso serviço é feita de forma online.
Porém, em muitos negócios não é possível trabalhar assim.
A dificuldade envolve características culturais e outros aspectos, porém o formato tradicional com digital é o mais acertado para que você possa iniciar o seu negócio.
Isso porque é uma oportunidade de começar o seu trabalho usando ferramentas que te trarão maior produtividade e melhores resultados.
Considere de forma estratégica o seu modelo de negócio.
Processo de networking
O terceiro aspecto que quero falar é que: você precisa aprender com quem já chegou onde você quer chegar.
Como fazer isso?
Procure estar próximo das empresas e dos empreendedores que já passaram pelo o que você passou.
Acompanhando essas pessoas você tem desde um processo de incentivo motivacional, pois essa fase inicial é muito difícil e exige muito empreendedor até mesmo ajuda com os aspectos práticos relacionados ao seu negócio.
![Busque informações através de cursos](https://www.andersonhernandes.com.br/wp-content/uploads/2019/10/pessoal-em-curso.jpg)
Quem já percorreu o caminho pode te dar atalhos que farão grande diferença nos resultados que pode conquistar.
Sair da sua empresa contábil e fazer o processo de networking é indispensável, paralelo a isso fazer cursos que fazem grande diferença para que tenha dicas práticas para o seu negócio.
Na nossa escola de negócios temos a disposição dos nossos alunos vários cursos que podem auxiliá-los, programas voltados a novos empreendedores até cursos voltados para aquisição de clientes e a gestão estratégica do seu negócio.
Invista o seu tempo em cursos pois, além do conteúdo que você vai receber fará também networking nesse sentido.
Há também cursos oferecidos por outras entidades no Brasil como órgãos de classe e empresas de tecnologia e tudo isso ajuda para se ajuste e tenha melhores resultados.
A fase inicial de qualquer negócio é desafiadora, mas se você lutar, for estratégico sempre, continuar investindo no seu conhecimento você terá resultados dentro do mercado contábil.
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.